Como abrir uma conta bancária em Portugal?
Se decidir vir viver para o norte de Portugal e aí se instalar, é absolutamente necessário abrir uma conta bancária no país.
Os expatriados não são obrigados por lei a ter uma conta bancária portuguesa. No entanto, abrir uma irá ajudá-lo a pagar os seus impostos, a ser pago por uma empresa portuguesa e a estabelecer a sua residência permanente.
Por outro lado, o programa pode ser um pouco complicado para iniciantes. Continue lendo para descobrir como abrir sua nova conta bancária em Portugal.
Tudo sobre bancos em Portugal
Bancos internacionais, bancos privados nacionais, bancos regionais… Mais de 150 bancos estão localizados no território.
Ao considerar as opções disponíveis para você, considere comparar as taxas cobradas pelas instituições que chamaram sua atenção. É comum os bancos cobrarem taxas pelo uso de caixas eletrônicos fora de sua própria rede. Portanto, antes de se comprometer, certifique-se de que seu banco português tenha caixas eletrônicos suficientes em locais convenientes ou ofereça saques gratuitos em caixas eletrônicos fora da rede.
Os diferentes tipos de conta bancária
Os bancos portugueses oferecem aos expatriados três tipos diferentes de contas bancárias. tenha uma solução adaptada ao seu novo modo de vida.
- Conta à ordem: A conta bancária mais comum em Portugal. Isso pode ser usado diariamente para sacar dinheiro e pagar tudo o que vem dos serviços públicos (contas, impostos, etc.). Muitos bancos portugueses oferecem contas à ordem especiais, como contas de estudantes e contas de não residentes, cada uma com vantagens particulares.
Mais sobre impostos em Portugal
- Conta Poupança à Vista: Para quem procura poupar enquanto está em Portugal, uma conta poupança pode ajudar a atingir este objetivo. Esse tipo de conta oferece taxas de juros mais altas, além de facilitar o acesso aos seus fundos quando você precisar sacar.
- Contas a prazo: embora esta conta bancária ofereça taxas de juros mais altas, é provável que os fundos permaneçam bloqueados por algum tempo.
Como abrir uma conta bancária em Portugal ?
Quer sejam residentes ou não, os estrangeiros têm a possibilidade de abrir uma conta bancária em Portugal. Dependendo da situação, basta fornecer todos os documentos necessários para iniciar esses procedimentos.
Para abrir uma conta bancária em Portugal, primeiro terá de encontrar um banco que ofereça serviços de gestão e depósito. Vai então precisar de um documento de identificação válido (cartão nacional/de residência), número NIF português (número de contribuinte) e talvez até da sua morada atual para completar o processo.
Residentes e não residentes devem obter um número NIF (Número de Identificação Fiscal) português. Emitido pelas autoridades fiscais portuguesas, o NIF é um passo importante na sua instalação em Portugal. É graças a esse número que você poderá realizar muitos procedimentos como pagar seus impostos, abrir vários contratos e, claro, sua conta bancária.
Para obter o seu NIF, dirija-se à repartição de finanças local munido do seu passaporte e comprovativo de morada.
Uma vez que todas as informações necessárias tenham sido fornecidas ao banco, ele prosseguirá com as formalidades administrativas necessárias para criar sua conta bancária pessoal.
Se optou por um banco tradicional, dirija-se a uma sucursal próxima da sua residência com todos os seus documentos e um valor mínimo de depósito em numerário.
Depois de abrir sua conta, um cartão de crédito será fornecido a você diretamente ou enviado por correio.
Está a planear instalar-se no norte de Portugal? A Authentic-Portugal está ao seu lado para facilitar os seus procedimentos.