Quais são os sistemas de saúde em vigor em Portugal?
Portugal tem um sistema de saúde muito desenvolvido e bem organizado que oferece cuidados médicos acessíveis e económicos a todos, quer seja residente ou simplesmente venha desfrutar de uma estadia no território.
Portugal tem uma rede nacional chamada Serviço Nacional de Saúde (SNS), que oferece cobertura abrangente para a maioria dos serviços médicos para residentes portugueses. Todos têm acesso a todos os cuidados primários e especializados, incluindo tratamento hospitalar em caso de emergência cirúrgica ou com risco de vida.
Os pacientes também podem visitar seus próprios profissionais de saúde privados se considerarem mais apropriado para suas necessidades.
Tudo sobre o sistema de saúde em Portugal
A maioria dos custos associados ao serviço público será reembolsável a pedido através de um Cartão SNS de seguro de saúde público, que permite às pessoas elegíveis obter até 80% de reembolso dos custos em certos tratamentos comumente usados, como visitas gerais a um médico. tratando.
Além disso, existem diferentes tipos de seguros adicionais disponíveis para que você possa estar protegido contra certos riscos não cobertos pelo seguro básico (acidentes esportivos, viagens internacionais etc.). Essas estruturas adicionais geralmente permitem uma melhor proteção financeira contra determinados custos. condições médicas imprevistas, como cuidados que requerem um longo período de tratamento ou tratamento inesperado após um acidente grave.
Mais sobre os seguros de saude em Portugal
Finalmente, graças ao sistema implementado desde 2011, cada paciente passou a ter o seu Cartão de Saúde Electrónico (Cartão do Cidadão). Reúne todas as informações importantes sobre a sua situação social/médica/fiscal e facilita o acesso rápido aos dados médicos necessários (sem necessidade de registo de documentos adicionais durante a consulta médica).
O sistema de saúde para expatriados ou viajantes
Portugal é um país muito acolhedor para expatriados e oferece excelente cobertura médica. O sistema de saúde português foi concebido para fornecer cuidados de saúde a preços acessíveis a todos os que deles necessitem, quer vivam em Portugal quer se desloquem temporariamente para lá.
Os cidadãos europeus podem beneficiar de um seguro de saúde gratuito graças a acordos entre os seus respetivos governos e o de Portugal. Para cidadãos de fora da UE, existem várias opções disponíveis para obter uma boa cobertura global sem ter que pagar muito.
As principais fontes de seguro saúde internacional incluem a Association International Health Insurance (AIHI), a Mutualité Européenne (EM) e a Global Care Medical Services Ltd., que oferecem planos para atender a orçamentos variados. Estes seguros geralmente permitem que os segurados escolham o tipo exato de serviços que irão necessitar durante a sua estadia em Portugal.
Centros de Saúde Centros de Saúde
É num Centro de Saúde que terá de se deslocar para vários cuidados básicos e gerais. Tal como um clínico geral, este centro trata dos cuidados de rotina (consultas de rotina, vacinação, cuidados de enfermagem, etc.)
Ao inscrever-se no Centro de Saúde, ser-lhe-á atribuído um médico de “família”. Este médico será responsável por acompanhar todos os membros da sua família que estejam inscritos consigo no mesmo centro.
Informação: Se necessitar de marcar uma consulta com um profissional de saúde que trabalhe em ambiente hospitalar, ser-lhe-á dada uma marcação no prazo de 72 horas.
Em caso de problema específico, é este centro e o seu médico de família que o podem encaminhar para um especialista (pediatra, cardiologista, oftalmologista, ginecologista, etc.). A consulta por um especialista deve primeiro ser prescrita por receita médica.
O “Serviço de Atendimento”, em caso de emergência
Antes de se dirigir ao serviço de urgência, é aconselhável ligar para o número especial de rastreio de urgência SAÚDE 24 (Portugal: 808 24 24 24). Permite, entre outras coisas, ser encaminhado por profissionais e ter prioridade na chegada ao hospital.
Informação: Quando o atraso for superior a 3 meses para internamento hospitalar, o doente tem direito a consultar uma clínica privada aprovada pelo Ministério da Saúde.
Por fim, Portugal tem, como todos os países da União Europeia, o número de emergência 112.
O custo do sistema de saúde em Portugal
Os centros de saúde são acessíveis a todos e geralmente são pagos por taxas de uso, exceto para determinados perfis, como mulheres grávidas ou puérperas e crianças menores de 12 anos.
Os medicamentos prescritos pelo Centro de Saúde podem ser adquiridos mediante receita médica em qualquer farmácia.
Para o reembolso dos cuidados de saúde, o Estado disponibiliza entre 15% e 90% do financiamento dos medicamentos que constem das listas oficiais dos serviços de saúde. Reembolso adicional de 10% para medicamentos genéricos.
Informação: todos têm acesso a cuidados médicos De acordo com a Constituição da República Portuguesa, todos os que se encontram no território português têm direito a receber cuidados médicos se necessário. O Decreto nº 360/2001 do Ministério da Saúde estipula que mesmo os estrangeiros em situação irregular no país podem receber o seu tratamento.
Pretende vir viver ou ficar no norte de Portugal?